O que fazemos

A entidade busca uma prática que não produz modelos de instituições de confinamento e sim um equipamento social dotado de recursos humanos e materiais que propiciam acolhimento, convivência, atividades pedagógica, ocupacionais, recreativas, atendimento psicológico, odontológicos, medico e espiritual, visando o desenvolvimento humano, integral e social e dos direitos de cidadania das residentes e de suas famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade, exclusão e risco social.

O processo de tratamento é respaldado a partir da terapia, orientado pelo tripé: Oração, Trabalho e Disciplina. A Oração é o desenvolvimento da espiritualidade em Comunidades Terapêuticas, instrumento fundamental do trabalho de dependência química. A proposta de uma reflexão espiritual, a aceitação de um Poder Superior e uma nova maneira de olhar a vida, são ferramentas essências na busca de um novo horizonte dentro do processo de reformulação de projeto de vida, trazendo confiança na nova vida que está por vir.

O Trabalho é a atividade consciente e social do homem, visando a transformar o meio em que habita segundo suas próprias necessidades. Através do trabalho, aumenta a possibilidade de desenvolvimento da linguagem, a troca e transmissão de experiências adquiridas, a organização social, bem como a transformação e aperfeiçoamento de métodos de trabalho. O trabalho ainda pode ser entendido de duas formas: o trabalho físico e o trabalho emocional/intelectual. Todas atividades realizadas na instituição pelas internas são supervisionadas pela equipe responsável, consistindo em uma terapia ocupacional. A Disciplina mantém uma ordem conveniente ao funcionamento de determinada coisa. É respeitar e seguir as regras estabelecidas.

A disciplina não deve depender somente de um indivíduo, mas de cada situação, dos objetivos e dos motivos que levaram ao estabelecimento de determinada norma, a disciplina deve ser reavaliada constantemente. As internas da Casa de Nazaré possuem atendimento com equipe técnica composto por: Assistente Social, Psicóloga, Psiquiatra, Nutricionista, dentre outros. Além das oficinas que participam, de artesanato, música, educação física e bordado em chinelos.

Acompanhe mais sobre o trabalho da Casa de Nazaré no vídeo abaixo: